A nossa actualidade vive na civilização da imagem, por isso, esta deve cada vez mais ser um recurso pedagógico. Para além disso, as imagens constituem uma das mais importantes fontes de informação histórica.Na leitura da imagem, o professor deve ser capaz de desenvolver no aluno:
- enriquecimento de vocabulário;
- desenvolver o gosto pela arte;
- incentivar a sensibilidade, a educação estética, a criatividade.
Funções da imagem para a aula de História:
- função vicarial, permitindo explicar conteúdos de difícil entendimento apenas pela verbalização.
Etapas de análise da imagem:
1 - Impressão geral: a nível estético (o valor artístico da imagem); a nível pessoal (satisfação e prazer de quem observa).
2 - Localização da imagem: no tempo (obtida através da identificação do autor ou do acontecimento aí retratado) e no espaço.
3 - Observação dos pormenores (personagens, paisagem, vestuário, objectos, etc).
4 - Descrição e significado da imagem: leitura do que se observa, associando-a ao título ou legenda da gravura; descoberta do significado real ou simbólico da imagem, recordando conhecimentos anteriormente adquiridos.
5 - Análise dos elementos pictóricos - sobretudo para o caso da pintura, principalmente se estamos a estudar um tema de arte: as técnicas (brilho e luz, sobreposição das cores, materiais utilizados, etc); a forma (se esta se obtém através do predomínio da linha ou da cor e, dentro destas, se predomina a linha recta ou curva, as cores puras ou compostas, claras ou escuras); a luz e a cor ( os efeitos de sombra e de contra-luz, o jogo e gradação das cores).
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