nsilvânia, 1765 - Nova Iorque, 1815
Engenheiro norte-americano. De origem irlandesa, este engenheiro dedica os seus esforços à aplicação do vapor à navegação. Constrói o seu primeiro navio movido por esta energia em 1803. Quatro anos mais tarde constrói o Clermont, que serve pela primeira vez a linha regular entre Nova Iorque e Albany, ao longo do rio Hudson. É, além disso, um dos precursores da navegação submarina. Em 1799 constrói um submarino, o Nautilus, e em 1815 a Secretaria da Marinha encomenda-lhe a construção de um navio de guerra movido a vapor. É também inventor do torpedo. Os seus contributos para o desenvolvimento da navegação e da engenharia granjeiam-lhe malquerenças que amarguram os seus últimos anos.
Barco a vapor é uma embarcação propelida por um motor a vapor que aciona rodas de água (um conjunto de pás) montadas inicialmente à meia-náu, na lateral(Bombordo e Boreste) e depois na popa. São tipicamente caracterizados por possuirem grandes chaminés. A invenção do motor a vapor por James Watt propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos, sonho esse, realizado por Robert Fulton com o Clermont em 1807. Embora a roda de pás tivesse evoluido para a hélice e o motor a vapor para as turbinas a vapor dando origem aos modernos navios, alguns modelos fluviais continuaram utilizando esse tipo de propulsão por muito tempo, como os típicos steamboats do Rio Mississipi ou como são conhecidos no Brasil, os gaiolas do Rio São Francisco e Rio Amazonas.
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