Engenheiro de ferrovias inglês nascido em Wylam, próximo a Newcastle, Northumberland, inventor da locomotiva a vapor e do traçado das primeiras estradas de ferro, revolucionando a história dos transportes e possibilitando a construção da infra-estrutura sobre a qual se fez a revolução industrial. De origem humilde, filho de um mineiro que operava a bomba de vapor numa mina de carvão em Newcastle, começou a trabalhar ainda criança, estudava no turno noturno. Praticamente autodidata e depois de passar por diversos empregos, seguiu para trabalhar como artífice nas minas de Killingworth, onde a habilidade para lidar com as máquinas a vapor lhe valeu a nomeação para o cargo de mecânico-chefe (1812), onde lhe surgiu a idéia de de criar uma locomotiva a vapor que se deslocasse sobre trilhos, inspirado num modelo construído por John Blenkinsop. Assim criou a Blucher (1814), uma locomotiva capaz de rebocar oito vagões, com trinta toneladas de carvão, a 6,5km/h. Durante os anos seguintes, Stephenson construiu por encomenda várias máquinas aperfeiçoadas. Numa viagem entre Stockton e Darlington, a uma velocidade de 24km/h, uma de suas locomotivas tornou-se o primeiro trem de passageiros da história (1825). A seguir dirigiu a construção de uma estrada de ferro de 64km entre Liverpool e Manchester (1826-1829), para a qual definiu os princípios básicos de traçado das linhas férreas, o sistema de sinais, a infra-estrutura de manutenção etc. A inauguração da linha foi com a sua mais famosa locomotiva a vapor, a Rocket, capaz de desenvolver uma velocidade próxima a 60km/h. Reconhecido, então, como pioneiro e maior especialista do novo e revolucionário meio de transporte, o inventor participou da construção das principais linhas britânicas e de muitos outros países (anos 1830-1840), quando a construção de estradas de ferro disseminou-se na Europa e Estados Unidos.
No comboio a vapor do Douro
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